Notícias

06/03/2024

HCL se reúne com secretários de Saúde da Região

O Hospital César Leite se reuniu na manhã desta terça-feira (05/03) com secretários de saúde da microrregião de Manhuaçu, com o intuito de apresentar as despesas do Hospital com o serviço de Urgência e Emergência.

A diretoria do HCL, representada pelo provedor Milton Martins de Oliveira, vice provedor Emerson Lessa, presidente do Conselho Superior Ednilson Lacerda,  diretor de obras Francisco Everardo Pessoa de Oliveira e Superintendente Lucineia Lopes de Araújo, receberam os secretários no auditório do Sicoob Credilivre.

Além de Manhuaçu, representada pela prefeita Maria Imaculada e pela secretária de saúde Ana Lígia Assis, estiveram presentes os secretários de saúde das cidades de Manhuaçu, Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caputira, Luisburgo, Reduto, Santa Margarida, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento e Simonésia.

“Nosso objetivo é apresentar os problemas enfrentados pelo hospital com essa porta de entrada, e buscar junto aos municípios soluções para que os atendimentos à população não sejam prejudicados por conta do déficit que temos”,  destaca Lucinéia Lopes de Araújo, Superintendente do HCL.

Desde o início do serviço de Urgência e Emergência, em fevereiro de 2022, já foram realizadas mais de 46 mil atendimentos gratuitos. Parte dos custos é paga pelo Governo de Minas, através do Valora Minas, e outra parte deveria ser complementada proporcionalmente pelos 23 municípios que compõem a microrregião de Manhuaçu.

Atualmente, contribuem para a manutenção do serviço os municípios de Manhuaçu, Caputira, Chalé, Durandé, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu. Sem a contribuição dos demais municípios, o HCL investe recursos próprios para manter o funcionamento da Urgência e Emergência.

Além disso, o HCL ainda investiu recursos próprios e contou com repasses da Prefeitura de Manhuaçu para obras de reforma e adequação da unidade, necessária para atender à crescente demanda da região.

O Hospital César Leite é a principal retaguarda do SAMU, especialmente por ser o maior hospital da região e o único que dispõe de alguns serviços e algumas especialidades médicas, como neurocirurgia, hemodiálise, hemodinâmica, maternidade para partos de alto risco e UTI Neonatal.

Assessoria de Comunicação Hospital César Leite