Institucional

Quem Somos

O Hospital César Leite (HCL), fundado em 29 de maio de 1927, é uma entidade civil de direito privado, filantrópico, sem fins lucrativos, de prazo indeterminado. Trata-se do único hospital do município de Manhuaçu, o de maior complexidade e com maior número de leitos de sua microrregião.

O HCL é referência de atendimento hospitalar para o módulo assistencial e para a microrregião de Manhuaçu. O município de Manhuaçu possui 85 mil habitantes, de acordo com estimativa do IBGE, mas por ser polo regional, tem uma população flutuante de cerca de 300 mil habitantes.

Localiza-se na vertente ocidental do Caparaó, na divisa da Região Leste de Minas com a Zona da Mata Mineira e está a cerca de 30 km da divisa com o Estado do Espírito Santo. Manhuaçu é cortada por importantes rodovias: a BR 262, que é a principal ligação de Minas Gerais com o Espírito Santo, ligando Belo Horizonte à Vitória; a BR 116 que é um dos principais corredores comerciais do Brasil ligando o Sudeste ao Nordeste, caracterizado por grande número de veículos pesados e graves acidentes; além das MGs que cortam o município e a região como a MG 111 e a MG 108, que possuem grande fluxo de veículo e alto índice de acidentes.

Manhuaçu é pólo de sua microrregião de saúde, que é composta por 24 municípios, totalizando mais de 325.238 habitantes segundo estatística da Secretaria Estadual de Saúde de 2009. A microrregião de Manhuaçu integra a macrorregião Leste do Sul, composta também pelas microrregiões de Ponte Nova e Viçosa. De acordo com a deliberação do CIB-SUS/MG nº 618, de dezembro de 2009, esta macrorregião possui população de 672.465 habitantes.

A microrregião de Manhuaçu é composta por municípios pouco desenvolvidos e com baixa qualidade de vida. De acordo com o Observatório da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na Microrregião de Manhuaçu o município de Manhuaçu é o de maior IDH e está na 134ª posição em Minas Gerais.

Nos últimos anos, o Hospital César Leite tem se destacado no cenário da saúde de Minas Gerais. Prova disto são os recentes prêmios estaduais recebidos, como o Mérito da Saúde em 2007 e o 2º lugar no Prêmio Célio de Castro de 2009.

O Hospital César Leite conta atualmente com uma capacidade operacional de 217 leitos, sendo 20 de Clínica Pediátrica, 10 de Neonatalogia, 35 de Clinica Obstétrica/Ginecológica, 42 de Clínica Médica, 19 de Cirurgia Geral, 21 de Ortopedia, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) credenciados ao SUS, totalizando 157 leitos destinados ao SUS, e 60 enfermarias e apartamentos destinados aos demais convênios. O HCL tem um plano de saúde próprio, o Plancel, com boa aceitação junto à comunidade.

O HCL possui atualmente 480 colaboradores, sendo 225 do corpo de Enfermagem e 255 dos demais setores.

Dentre os colaboradores, 34 exercem função de nível superior. 105 médicos prestam serviço atualmente ao HCL em diversas especialidades, sendo: Anestesiologia, Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Hematologia, Hemodinâmica, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia e Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia, Urologia. Além Cirurgia Buco-maxilo Facial, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Em 2012, o HCL realizou 13.061 internações, das quais 8.253 de clientes SUS (63,2%), sendo assim o 28º hospital de Minas Gerais que mais internou clientes do SUS neste período, segundo dados do DATASUS.

Reforçando seu caráter regional do Hospital César Leite, observou-se que dos 8.253 clientes SUS internados no referido período, cerca de 45% residiam no município de Manhuaçu, e cerca de 55% dos clientes SUS atendidos residiam em outros municípios. Estes clientes são de cidades da Microrregião de Manhuaçu, da Macrorregião Leste do Sul, de Outras Macrorregiões do Estado e até mesmo de outros Estados, devido a localização geográfica de Manhuaçu, já abordada anteriormente.

Hospital com expressivo volume cirúrgico, o HCL possui 9 salas cirúrgicas, onde foram realizadas 9.511 cirurgias em 2012, média de 792,6 cirurgia/mês.

Neste cenário destacam-se as cirurgias Ginecológicas/Obstétricas com 2.423 (25,5%), Ortopédicas com 2.185 (23%) e Cirurgias Gerais com 1.403 (14,8%). O HCL é referência para o atendimento de gestantes de toda a Microrregião de Manhuaçu, sendo que recentemente sua Maternidade foi promovida à Maternidade de Alto Risco e em breve inaugurará a Casa de Apoio à Gestante de Alto Risco e uma UTI Neonatal com 10 leitos. Em 2012 foram realizados no HCL 2.945 partos, média de 245,4 partos/mês, dos quais 68,8% eram de clientes do SUS e 52,5% eram provenientes de outros municípios.

Consolidando seu perfil regional, o HCL realizou no triênio 2008-2010, de acordo com a SES-MG, 43,2% das internações hospitalares da microrregião, que dispões de outros 9 hospitais. Além disso, de suas internações neste período, 52,5% eram clientes do município de Manhuaçu, 45,8% eram clientes de outros municípios da microrregião e 1,7% eram clientes de outras microrregiões.

Neste mesmo período, o Hospital César Leite apresentou uma queda de 22,36% para 11,08% em internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial e sua taxa de ocupação manteve-se em elevação. Isto demonstra claramente evolução na atenção básica da microrregião, mas também o perfil de atendimento a procedimentos de média e alta complexidade desta instituição. O HCL executa procedimentos de alta complexidade, reconhecido pelo SUSFácil para encaminhamento de pacientes da macro e de outras macros, porém não é credenciado em alta complexidade em neurocirurgia e traumaortopedia.