Notícias

05/07/2019

Representante do HCL na Conferência Estadual de Saúde

BELO HORIZONTE (MG) - Durante três dias, 25 a 27/06, delegados eleitos na plenária municipal para a 9ª Conferência Estadual de Saúde 2019, participaram do evento em Belo Horizonte, debatendo o tema “a Democracia e saúde: saúde como um direito, consolidação e financiamento do SUS”. O representante do Hospital César Leite no Conselho de Manhuaçu, Chardson Paixão, participou como um dos delegados do município. Além dele, estiveram presentes os delegados Carmem Schwenck, Benoni da Paixão,  José Garcia, Dilson Dias Dutra e Maria de Fátima Mayrinck.

O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais a fim de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde estadual de acordo com as necessidades encontradas.

Encerramento

A plenária para votação das propostas para a saúde pública de Minas Gerais abriu o último dia da 9° Conferência Estadual de Saúde. Na quinta-feira (27/6), 524 delegados se reuniram  definiram as propostas que contribuirão para a elaboração do Plano Estadual de Saúde, que terá exercício de quatro anos. Entre todas as propostas apresentadas, as cinco mais votadas também serão levadas para 16° Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, entre os dias 4 e 7 de agosto.

 “A nossa conferência é fundamental para a qualificação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Após esses três dias de trabalho intenso, podemos dizer que a expectativa é de que possamos levar as melhores propostas para a Conferência Nacional de Saúde”, explicou o subsecretário de Gestão Regional de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Darlan Thomaz Pereira.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, destacou que a conferência contou com a representação de diferentes segmentos, como usuários, trabalhadores e gestores. “Mais de 1,5 mil pessoas passaram pela conferência ao longo desses três dias. Inclusive, foi aberto espaço para a população participar, seja como convidado ou observador. Além disso, vale lembrar que, para possibilitar a apresentação das prioridades na área da saúde em Minas, mais de 450 conferências municipais e dez conferências livres foram realizadas”, afirmou Ederson Alves.

Esta edição também contou com um espaço para crianças, assegurando a inclusão de mais mulheres no evento, garantindo a participação efetiva de conselheiras, voluntárias e trabalhadoras.

Luiz Nascimento, informações CES/SES Minas Gerais