A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu e o Hospital César Leite realizaram uma simulação de incêndio nesta quinta-feira, 28/11, na área hospitalar. A Operação Rota de Emergência mobilizou colaboradores e pacientes num treinamento do que deve ser feito, além de pontuar correções e outras medidas.
“O Comando Operacional do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, está realizando desde o início do mês de novembro a ‘Operação Rota de Emergência’, tem como foco principal hospitais e casas saúde, visando orientar e apontar as possíveis falhas no caso de uma eventualidade”, explica Tenente Flávio Mota, Comandante da 2ª Companhia dos Bombeiros.
O simulado de ocorrência de incêndio teve como foco a cozinha e refeitório do Hospital César Leite, local com risco potencial de início de um incêndio.
Além do treinamento para os funcionários do hospital, o simulado serviu também para avaliar o tempo de resposta da corporação. “Exatamente, procuramos atender à solicitação o mais rápido possível, desde o acionamento via 193, até a chegada ao local da ocorrência e neste trajeto já apontamos um ponto crítico, que é justamente em frente ao Pronto Atendimento de Manhuaçu, o grande número de veículos e ambulâncias estacionadas atrasou a passagem do nosso caminhão de combate a incêndios e isto é ponto que teremos e analisar”, completa.
A simulação faz parte das ações de segurança para avaliar e treinar todos os colaboradores para possíveis sinistros. “Contamos com a participação também da comissão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), enfim de todos os colaboradores. Esse treinamento busca avaliar a aptidão e necessidade de melhorias para essas eventualidades. A simulação aconteceu pela primeira vez no Hospital César Leite”, explica o Provedor Sebastião Onofre Carvalho.
Ao final foi realizado um momento de avaliação com todos os participantes da atividade para pontuar os prós e os contras do simulado, ressaltando a importância de realizar treinamentos similares com foco na prevenção e autoproteção das pessoas.
O Diretor Assistencial do Hospital César Leite, Chardson Roberto da Paixão, destacou o comprometimento de todos os setores no treinamento e o papel importante de cada profissional numa emergência.
O principal objetivo do treinamento é evitar o pânico no local, no caso de um eventual sinistro e evitar que vidas se percam, como aconteceu no incêndio do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, onde morreram 14 pessoas.
PLANEJAMENTO
O planejamento da simulação aconteceu no dia 14, com reunião entre o Comando da Companhia e a Diretoria do Hospital. O local escolhido para se iniciar o incêndio foi a cozinha. Dessa forma, toda a população local e adjacente (auditório, laboratório, farmácia e escritórios) deveria ser evacuada do prédio.
A atividade foi colocada em prática havendo grande participação da população do hospital no simulado (aproximadamente 70 pessoas).
Assessoria de Imprensa