A partir desta terça-feira, uma série de eventos marcam a comemoração dos 90 anos de fundação do Hospital César Leite. A instituição completa nove décadas de existência na segunda-feira, dia 29 de Maio.
Nesta terça, 17 horas, haverá celebração da Santa Missa no pátio interno do Hospital César Leite.
Na quarta-feira, na sede da Igreja Batista, no bairro Bom Pastor, às 19:30 horas, haverá culto em ação de graças.
A programação continua na sexta-feira, às 17 horas, com sessão solene na Câmara de Vereadores de Manhuaçu. No evento festivo serão prestadas homenagens a parceiros e colaboradores do HCL, além de apresentados dados da instituição, seus desafios e suas conquistas.
No dia do aniversário de 90 anos, na próxima segunda-feira, às 19 horas, haverá comemoração na Praça Doutor César Leite, em frente ao hospital.
ATIVIDADES
Ao longo deste mês de maio, diversas atividades estão sendo realizadas em torno da comemoração, principalmente com o público interno.
As comemorações do HCL são abertas para toda a comunidade de Manhuaçu e cidades vizinhas. O Hospital César Leite é de todos e deve ser abraçado como principal centro de saúde da região, atendendo uma população de cerca de 300 mil habitantes.
“Chegamos aos 90 anos com o espírito de servir com amor. Quero destacar o trabalho do corpo clínico, dos conselheiros, parceiros e voluntários e de todos os funcionários do Hospital César Leite, que se dedicam inteiramente para cuidar da vida. Essa comemoração é de todos nós e, por isso, convido a todos para que participem conosco”, afirma o Provedor Sebastião Onofre Carvalho.
Apesar do momento festivo, o momento também é de reflexão e preocupação. Uma grave crise afeta os hospitais filantrópicos. “Queremos mostrar também que o HCL é importante para todos e precisamos da parceria e apoio da região com o objetivo de melhorar e até manter os serviços prestados para a comunidade”, argumenta o provedor.
Em 2016, o Hospital César Leite teve um crescimento de 5,7% no número de pacientes internados em comparação com 2015. Foram 13.786 no total, com média de 1.087 por mês.
Quase 60% são pacientes que moram em outras cidades. É um hospital que atende toda a região. Os números mostram que somente 3.581 eram moradores de Manhuaçu (42%).
Outra constatação é que o HCL foi o 25º no ranking de internações SUS em Minas Gerais em 2016. Dos 24 primeiros, dez estão em Belo Horizonte.