Em alusão ao dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto, o Hospital César Leite realizou ações bem humoradas de conscientização sobre os malefícios do tabagismo. Além de conscientizar, a equipe coordenada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) divulgou o projeto antitabagismo desenvolvido com os colaboradores e ainda houve uma palestra com o médico Dr. Marcelo Pereira.
"A ação teve como objetivo orientar os colaboradores. Tivemos ainda, a presença de um grupo fantasiado de figuras que remetem à morte. Queríamos mostrar que é possível abandonar o fumo e, com isso, ganhar qualidade de vida" comentou Elohá Christina, responsável pelo Setor de Hotelaria Hospitalar.
Segundo ela, valeu a pena cada sorriso nesta ação descontraída da CIPA em um assunto tão importante para a saúde de nossos colaboradores. “Obrigada pelo apoio da diretoria e de cada setor que nos recebeu carinhosamente”, pontuou.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído no Brasil por lei aprovada em 1986. De acordo com estimativa da OMS, cerca de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao consumo de produtos derivados do tabaco. Além de problemas pulmonares, o fumo está associado a doenças cardiovasculares e a tumores.
As ações foram realizadas na segunda e terça-feira.