Orientações e Procedimentos

Orientações para visitas na UTI Adulto

Este é o boletim informativo da Unidade de Terapia (UTI) do Hospital César Leite, com o objetivo de auxiliar as famí­lias, quanto as normas e rotinas existentes.
 
O que é UTI?
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um local de suporte no tratamento e recuperação de clientes graves e/ou de risco, além daqueles que precisam de monitorização em tempo integral.

Visitas
- As visitas ocorrem todos os dias em dois horários: de 12h00min as 13h00min e das 15h30min às 18h30min. Ca­da cliente têm a possibilidade de receber duas pessoas pa­ra visitá-lo (a) por horário. Atrasos no início da visita po­dem ocorrer por se tratar de um setor complexo e passível de intercorrência o tempo todo.
- Ao entrar e ao sair o visitante deverá realizar a lavagem das mãos;
- Não será permitida a troca de visitantes;
- Não é permitida a entrada de visitantes com bolsas, celu­lares, máquinas fotográficas, bonés, shorts, chinelo, rasteirinhas e roupas que facilitem o risco de contamina­ção. Caso seja identificado que o visitante esteja usando celular dentro da UTI, seja para conversas ou retirar fotos (que é proibido), o mesmo será convidado a se retirar da UTI após apagar as fotos.
- O uso de calçados abertos (chinelos, sandálias, rasteirinha etc.), é proibido por lei, pois obedecemos a NR32 onde se determina que pessoas que trabalhem ou transitem em lo­cais com risco biológicos devem usar calçados fechados;
- Padres e pastores poderão realizar a visitação antes ou após o horário de visita da UTI, após avaliação da equipe (serviço social, enfermagem e médica) e não poderão buscar por informações dos pacientes com a equipe da UTI;
- No dia de desinfecção total da UTI o horário de visita será reduzido;
- A visita do profissional médico se possível deverá ocorrer antes ou após o horário de visita dos familiares;
- É permitido a entrada de visitantes maiores de 12 anos, abaixo da idade, a liberação ocorrerá por avaliação da equipe (serviço social, enfermagem e médica), e ocorrerá somente em casos especiais;

Os cuidados da Família
- A UTI é um local onde se encontram pessoas debilitadas, portanto vamos observar cuidados com higiene pessoal.
- A presença de pessoas alcoolizadas ou abaladas emocionalmente deve ser evitada, pois prejudica a recuperação do paciente.

Durante a Visita
- Seu familiar espera pela visita tanto quanto você. Converse com ele, diga-lhe o quanto é importante sua recuperação, mesmo que ele esteja sedado.
- A UTI possui 10 leitos onde se encontram pessoas em recuperação como seu ente querido. É proibido a visitação aos demais clientes, ainda que possa haver conhecidos internados, então:
“Dê atenção apenas a quem você irá visitar.”
- Durante a visita você deve conversar, fazer um carinho em seu familiar, mas é importante ter cuidado para não desconectar nenhum fio, aparelho ou tubo do cliente, caso ocorra, avise a Enfermagem.
- Um pequeno sinal tipo alarme pode começar a tocar durante a visita. Não se preocupe, este sinal é para dar avisos à Enfermagem e é rotina da UTI.
- Se você se emocionar, procure não chorar perto do cliente, dirija-se a Enfermagem, a fim de receber orientação e apoio.

Transferência para o quarto
- A transferência para o quarto é feita assim que o paciente obtiver alta da UTI;
- A família é comunicada por telefone, em alguns casos será solicitada a presença de um acompanhante. Por isso é importante que você deixe um telefone de contato e uma referência familiar;

Assistência Médica / Enfermagem / Serviço Social.
- A Equipe de Enfermagem é composta de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. Caso tenha quaisquer dúvidas quanto à assistência entre em contato com o enfermeiro.
- Orientações médicas sobre o quadro clínico somente serão passadas aos familiares no primeiro horário de visita (11h00min as 13h00min).
- O Serviço Social estará à disposição para qualquer esclarecimento.(33) 3339-6924 ou (33) 3339-6927.

Falecimento
- Em caso de falecimento, o Hospital César Leite comunicará aos familiares, orientando-os sobre quais os procedimentos a serem adotados, nos colocando à disposição para o que se fizer necessário.